Mestres

Gichin Funakoshi

Nascido em: 10/11/1868

Gichin Funakoshi

 

A história do Mestre Gichin Funakoshi se confunde com a própria história do Karate, por isso a ele é creditado o título de “Pai do Karate Moderno”, devido aos seus esforços em divulgar essa arte para o mundo e torná-la acessível a todos. Gichin Funakoshi nasceu em Shuri, Okinawa, em 1868, o mesmo ano da Restauração Meiji. Funakoshi era filho único, e logo após o seu nascimento fora levado para a casa dos seus avós maternos, com quem foi educado e aprendeu poesias clássicas chinesas. Algum tempo depois ele começou a freqüentar a escola primária, onde conheceu outro garoto de quem ficou muito amigo. Esse garoto era filho de Yasutsune Azato, um dois maiores especialistas de Okinawa na arte do Karate, e membro de uma família das mais respeitadas. Logo Funakoshi começava a tomar suas primeiras lições de Karate. Como na época a prática de artes marciais era proibida em Okinawa, os treinos eram realizados à noite, no quintal da casa do Mestre Azato. Lá ele aprendia a socar, chutar, e mover-se conforme os métodos praticados naqueles dias. O treinamento era muito rigoroso. Mestre Azato tinha uma filosofia de treinamento que se chamava “Hito Kata San Nen”, ou seja, “um Kata em três anos”. Funakoshi estudava cada Kata a fundo, e então, quando autorizado pelo seu mestre, seguia para o próximo… Enquanto praticava no quintal de Azato com outros jovens, outro gigante do Karate, Mestre Itosu, amigo de Azato, aparecia e observava-os fazendo Kata, tecendo comentários sobre suas técnicas. Era uma rotina dura que terminava sempre de madrugada sob a disciplina rígida do mestre Azato, do qual o melhor elogio se limitava a uma única palavra: “Bom!”. Após os treinos, já quase ao amanhecer, Azato falava sobre a essência do Karate. Após vários anos, a prática do Karate deu grande contribuição para a saúde de Funakoshi, que fora uma criança muito frágil e doentia. Ele gostava muito do Karate, mas como não pensava que pudesse fazer dele uma profissão, inscreveu-se e foi aceito como professor de uma escola primária, em 1888, aos 21 anos, aproveitando toda sua cultura adquirida desde a infância quando seus avós lhe ensinavam os Clássicos Chineses. Esta deveria ser sua carreira a partir de então… Mestre Gichin Funakoshi faleceu em 26/04/1957.

 

Hidetaka Nishiyama

Nascido em: 10/10/1928

 

Mestre Nishiyama nasceu em Tóquio, em 1928. Em 1943 descobre o Karatê no dojo dirigido por Gichin Funakoshi. Nessa época Funakoshi estava com 72 anos e Nishiyama com apenas 15!. Em 1945, Nishiyama entra na Universidade de Takushoku, famosa pelo seu dojo de Karatê. Quatro anos mais tarde, torna-se capitão da equipe de Karatê dessa instituição. Pouco tempo depois, participa da criação da “All Japan Collegiate Karatê Association”. Mestre Hidetaka Nishiyama faleceu em 07/11/2008.

Hidetaka Nishiyama

 

 

Yasutaka Tanaka

Nascido em: 08/10/1936

 

Yasutaka Tanaka

Nascido e Tóquio no dia 8 de outubro de 1936, sensei Tanaka viveu no Japão até os 6 anos de idade, indo depois com a família para a China. Voltou ao Japão após o fim da 2ªGuerra Mundial. Morou mais alguns anos no Japão, onde fez a faculdade. Foi na faculdade de Takudai que Tanaka conheceu o Karate, diretamente com o Sensei Nakayama. Naquela época o karate era diferente. O karate era budo, era para a formação. Não se treinava para ganhar títulos e sim para desenvolver a mente, o corpo e o espírito. Hoje, Tanaka está no topo da hierarquia do Karate –Do Tradicional no Brasil, e é um dos mais importantes mestres do Karate –Do Tradicional de todo o mundo. Com o tempo dizia –se cansado do Japão, e como o Brasil, na época, era o único país do mundo que recebia imigrantes japoneses, teve que escolher entre viver no Japão ou vir para o Brasil. Resolveu, então vir ao Brasil em 1959. Sensei Tanaka não veio ao Brasil com a intenção de praticar karate, até porque o Karate praticado no Brasil era restrito a poucos lugares, em São Paulo. Existiam poucas escolas. Naquela época os principais professores eram os professores Sagara, Harada, Akamine, Uriu e o Higashino. Em 1962, os professores Tanaka e Uriu foram para o Rio de Janeiro, onde o Karate era completamente desconhecido. Lá implantaram o Karate. Em 1964, a Federação de Pugilismo os procurou para se filiarem a ela. Em 1965, realizaram oficialmente o primeiro Campeonato Carioca.



Hiroyasu Inoki

Nascido em: 18/12/1940

 

Nascido em 18 de setembro de 1940 na cidade de Yokohama, Sensei Inoki chegou ao Brasil em 1956. Iniciou seus treinamentos ainda no Japão em 1952 tendo treinado com os mestres Sakagami, Nakayama, Nishiyama e Asai. Hoje, Sensei Inoki atua como árbitro internacional da ITKF e faz parte da Comissão Técnica da CBKT. Um de seus objetivos no karatê é treinar para fortalecer o corpo e o espírito. Segundo ele, somente com o treino regular e constante no Dojô é que se começa a entender o que é o verdadeiro karatê. Atualmente ministra aulas no Dojô SHOTO-KAN – Ipanema – RJ

Hiroyasu Inoki

 

 

 Yoshizo Machida

Yoshizo Machida

Nascido em: 29/01/1946

 

Nascido em 29 de janeiro de 1946 na cidade de Ibaraki (Japão) chegou ao Brasil em 05 de abril 1968 do Japão em uma viagem de navio que durou 45 dias. A primeira parada em solo Brasileiro foi Belém passando um ano trabalhando na JIKA, em seguida Yoshizo foi para para o Rio de Janeiro e depois seguiu para São Paulo, como um bom aventureiro Machida resolveu conhecer as terras baianas e lá se instalou por 9 anos.Iniciou seus treinamentos em 1961 tendo treinado com os mestres Togushi, Nakayama, Nishiyama, Masahiko Tanaka e Takahashi Yoshimasa. Aos 19 anos foi campeão de Kumite no Torneio da Ilha de Okinawa. Sensei Machida treina karate porque gosta e diz que se deve treinar para vencer a si próprio (Força do Espírito). Atualmente é o presidente de honra da JKA Brasil e integra a comissão técnica da CBKT. Atualmente reside no estado do Pará há mais de 25 anos.



 

 

Yasuyuki Sasaki

Nascido em: 08/03/1946

 

Sensei Sasaki nasceu em 8 de março de 1946 na cidade de Hokkaido (Japão) chegando no Brasil em 1959. Treina karate há mais de 40 anos e teve como principais mestres: Higashino, Sagara, Y. Tanaka, Nakayama, Nishiyama, entre outros. Atualmente é o presidente executivo da JKA Brasil, Diretor Técnico da FPKT e faz parte da comissão técnica da CBKT. Através do treino de ki-hon, kata e kumite, Sensei Sasaki busca uma grande paz. Segundo ele, o karatê é um grande instrumento para a formação integral do homem. Professor de Educação Física, formado pela Escola de Educação Física da USP. Área de atuação no CEPEUSP: Karate

 Yasuyuki Sasaki

 

 

 Tasuke Watanabe

Tasuke Watanabe

Nascido em: 28/07/1947

 

Nascido em 28 de julho de 1947. Veio de Hokaido (Japão) chegando ao Brasil no final da década de 50. No Japão treinava com o sensei Nakayama. Foi campeão mundial em 1972 e atualmente, é membro da Comissão Técnica da ITKF e Coordenador Internacional de Arbitragem. Seu trabalho como treinador da Seleção Brasileira de Karatê-do Tradicional merece destaque pelos ótimos resultados obtidos. Sensei Watanabe é uma figura ímpar, sua forma de pensar é bastante instintiva e suas referências e analogias estão sempre voltadas ao comportamento dos animais e aos fenômenos da natureza.