O Sensei Emilson Krebs iniciou uma oficina experimental em novembro de 2014 na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Taquara (RS). O resultado foi muito positivo e a diretora da Escola Especial da Apae – sra. Silvia Adriana Gelinger incluiu o karatê no currículo escolar de 2015. A seguir o depoimento da mesma sobre a importância deste projeto na APAE.
“Quando iniciamos o karatê na Escola, em novembro de 2014, com duas turmas consideradas problemáticas, logo percebemos uma mudança nos alunos: a postura.
A agressividade deu lugar ao controle. No ano seguinte o projeto desenvolvido pelo Sensei Emilson foi ampliado para mais turmas e trouxe muitas contribuições aos participantes: A consciência do corpo, o equilíbrio, a disciplina, a autoestima, a confiança, o espírito cooperativo… e tudo isso refletiu em sala de aula, na aprendizagem formal e nas atitudes dos alunos na comunidade.
É um grande desafio, pois estamos falando de pessoas com deficiência intelectual e múltipla, que muitas vezes não são compreendidos pela família, sociedade e até mesmo pela escola, e o karatê tem sido um “norte” no resgate dessas crianças e jovens que atendemos, porque dá oportunidade a todos de vivenciar boas práticas.”